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Como transformar um carro comum em um campeão das pistas em 60 dias


A K-PAX Racing está tentando transformar um Volvo C30 de fábrica em um carro de corrida em 60 dias. Nas próximas semanas, o piloto Robb Holland revelará os passos desse projeto. Primeira parte: por que correr com um Volvo não é uma ideia maluca.

Anos atrás o lema do campeonato World Challenge Pro do SCCA (Sports Cars Club of America) era “Os carros que você gostaria de guiar, do jeito que você gostaria de guiar!” Ainda que a frase valha para a categoria GT, que é disputada por Porsche GT3s, Dodge Vipers e Cadillac CTS-Vs, a chance de uma pessoa comum pilotar um desses é a mesma de sair com a Paris Hilton (apesar da Paris provavelmente ser mais divertida do que boa parte desses carros, mas ter uma manutenção mais cara, se é que você me entende).

O lema da categoria Touring Car, no entanto, poderia ser: “Os carros que você guia, do jeito que você gostaria de guiá-los!” Afinal de contas, entre os carros que disputam a TC estão modelos como o Honda Civic Si, Volkswagen Golf GTI e o Mazdaspeed3 (que usa a mesma plataforma do Ford Focus e Volvo C30). Carros que você já pode ter dirigido ou que talvez tenha alguma esperança de dirigir antes de se casar e ser obrigado pela sua cara-metade a comprar algo mais sensato como um Idea, Scenic ou algo assim.

Mas o que é preciso para transformar um desses carros em um modelo profissional de competição, quanto do carro original fica intacto, e no fim das contas quão melhor ele fica quando comparado ao modelo original? Putz, vocês gostam de fazer perguntas! Mas clicaram no link certo para encontrar as respostas.

Fiquem ligados no Jalopnik onde eu trarei atualizações semanais sobre como a K-PAX Racing partirá de um modelo comum para um bólido das pistas a tempo da primeira prova em St. Petersburg, Flórida, em pouco mais de oito semanas!

Então, qual será o “modelo comum” que usaremos como ponto de partida para nosso carro? Neste ano correremos com o Volvo C30 T5, que está mais para “Hot hatch” que para “modelo comum”. Sim, leitores atentos, eu usei “Volvo” e o verbo “correr” na mesma frase. Para todos aqueles que faltaram às aulas de história do automobilismo, a Volvo tem uma longa tradição nas pistas (e fora delas).

Eles podem não estar envolvidos no automobilismo da mesma forma como a Ferrari ou a Porsche, mas a Volvo participa da elite do automobilismo na Europa tanto nas provas de turismo quanto nos ralis, desde a década de 1970. Quem não se lembra da incrível perua 850 da TWR que competiu no British Touring Car Championship em 1994?

Sério, quem mais além desses suecos malucos usaria uma perua em um campeonato importante? Mais recentemente, o Volvo S60 AWD da K-PAX Racing consistentemente derrotou Vipers, Porsches e Corvettes para faturar os campeonatos de pilotos, fabricantes e equipes do World Challenge na categoria GT!

Ainda assim, os GTs da World Challenge têm algumas diferenças notáveis em relação aos modelos de rua, mas no caso dos carros de turismo a coisa muda. Além de rodas, amortecedores, freios e algumas outras peças, nosso carro de corrida usará praticamente todas as mesmas peças que você encontra em um carro de rua. Ele terá o mesmo nível de modificação que qualquer dono deste tipo de carro poderá fazer, ou talvez faça.

Por sinal, algumas das modificações que faremos em nossos C30s serão usados como base para um kit performance da K-PAX Racing que estará disponível nas concessionárias Volvo dos EUA no final deste ano. Quer lugar melhor para testar a eficiência e durabilidade de um produto do que o colocando para correr por algumas horas nos finais de semana em frente a mais de 100.000 fãs? Traz de volta a motivação que empurrava o automobilismo: race on Sunday, sell on Monday (corra no domingo, venda na segunda).

O que nos trás de volta à montagem do carro. A primeira coisa que você precisa para começar a preparar um carro de corrida é… adivinha? Sim, um carro. Então a K-PAX Racing trocou alguns telefonemas com os mandachuvas da Volvo Cars na América do Norte e algumas semanas depois alguns C30 T5s apareceram em nossa garagem.

Agora começa a diversão. Acompanhe nas próximas semanas como mecânicos de corrida são bem mais eficientes que ladrões de carros no leste europeu quando se trata de desmontar uma máquina, e porque não colocar o botão do sistema de controle de incêndio na porta.

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